29 de junho de 2010

Desabrigados

Olá, pessoal! 

Hoje passei a manhã inteira no Quartel do Derby ajudando a separar os donativos. É muuuuuuuito trabalho MESMO!

Por isso, gente, quem puder tirar um tempinho, uma manhã, uma tarde de um fds, já que a maioria trabalha e não tem tempo, passem lá. Tem poucos voluntários em relação a quantidade de donativos que estão chegando.

Graças a Deus as pessoas têm doado bastante coisa. É muito bom ver a generosidade brotar num momento tão triste. Só quem sabe, é quem passa. As doações não param de chegar.

Se puderem, divulguem que estão precisando de mais água. Água nunca será demais. Alguns amigos de Palmares não tomam banho desde a enchente. Não há água para consumo nas casas que resistiram. E água para beber é ouro! Em alguns pontos da cidade, nem os donativos chegaram ainda por causa do acesso difícil.

Como fiquei na parte de higiene e limpeza, percebi algumas coisas que eles estão precisando mais: desodorante (quase não tem), escovas de dente, buchas de prato, fraldas geriátricas, absorvente feminino, água sanitária, sabão em pó, sabão em pedra (nesta ordem). Sabonente e papel higienico tem bastante. Podem continuar doando isso tb, claro. Mas, se puderem, dêem prioridade a esses itens que falei.

A quantidade de voluntários é muito pequena, gente. Pra vocês terem uma idéia, não tem nem mais onde colocar tanta roupa e calçados, e quando chove, a situação fica caótica. E não tem voluntários suficientes para fazer a triagem das roupas. Além disso, os caminhões estam priorizando água e alimento, e depois higiene e limpeza, porque tem mais urgência. Os caminhões só levam um tipo de coisa por vez. E cada viagem de caminhão que vai com roupas, é um a menos de água e comida.

As roupas estão viajando sem ser separadas. Do jeito que a doação chega lá, eles estão jogando no caminhão e levando para o interior. Por aí vocês tiram. Mas isso é porque não tem gente suficiente para trabalhar na triagem.

Outra coisa importantíssima!

Primeiro:o que não serve para mim, não serve para o outro.

Segundo: o centro de arrecadação de donativos não é lixeiro.

Encontramos de tudo o que vocês imaginarem lá: roupas rasgadas, sapatos com solas rachadas, bolsas quebradas, roupas SUJAS (é o que mais tem lá. E isso é porque tá todo mundo sabendo que muitas cidades que receberão estes objetos não tem água nem pra beber! Imagina lavar roupas!), brincos velhos e enferrujados, refil de estojo de barbear (sem o aparelho), graxa de sapato (que utilidade terá?), frascos de desodorantes VAZIOS (no mínimo cruel fazer isso. Ninguém merece!), Shampoos já usados, refil de protetor solar, creme de hidratação profunda para cabelo, gaze de curativo aberta (que nem serve mais. Se abrir, tem que usar na hora), rolo de esparadrapo VAZIO, fraldas descartáveis e escovas de dente USADAS (essa foi o fim da picada!).

Teve gente que resolveu fazer uma faxina na casa e começou a juntar um monte de coisa velha e colocar num saco pra dizer que é doação. Ou então, quer "renovar o guarda-roupas e tirou as coisas velhas, que não servem mais, para dar espaço para as novas" (frase de uma antiga professora de Portugues que eu tive, justamente criticando esse tipo de atitude). Isso sem contar com objetos doados que não terão utilidade urgente para aquelas pessoas.

Conheço algumas pessoas que foram lá em Palmares e Barreiros, e disseram que é uma cena de guerra. É a visão do inferno mesmo. Tudo destruído. A cidade só fede. As casas fedem. Tudo está sujo e impregnado pela lama e em algumas cidades (como Palmares) não tem água para lavar nada. Logo, vai continuar sujo até chegar água (e pelo que as pessoas comentam e o que a gente acompanha na imprensa, isso vai demorar).

Vi alguns televisores lá, livros. Se você quer doar um televisor, aconselho você procurar algum conhecido e dar para ele, ou pessoalmente ou arrumar alguém que leve... enfim. Imagina a confusão que vai gerar se milhares de pessoas perderam seus televisores, e um militar vai doar pra alguém. Que critério ele vai usar para dar uma Tv a A e não dar a B? Imagina a confusão que isso vai gerar.

Então, pessoal, bom senso na hora de saber o que doar, ver se o que estamos doando realmente servirá para quem vai receber, se está em perfeitas condições de uso imediato. Sejamos razoáveis, ok?

Tá aí o recado. Quem puder, tiver um tempinho, nem que seja uma vez na semana, procure estes postos de arrecadação para ser voluntários. Eles estão precisando muito. Eu sei que sabemos que nosso governo (federal, estadual, municipal) está despreparado para lidar com essas situações. Sabemos que eles são os responsáveis por esta tragédia. E agora não sabem nem por onde começar! Não tem estrutura, organização, nada. A escavadeira tá tirando o lixo das ruas de Palmares e colocando na beira da BR 101, aquele monte de entulho. Se der outra chuvada, vai espalhar o lixo na estrada, né? Mas aquelas pessoas não podem esperar e precisam da nossa ajuda. Tem gente que tá trabalhando sem parar desde a enchente. Se cada um contribuir com um pouquinho, num instante a gente termina.

POR Rebeca Polari


Um comentário:

Juliana Simões disse...

Muito importante essas informações que vc nos mostrou, Rebeca, me sensibilizou bastante! É disso que estamos precisando: sensibilidade e força de vontade para arregaçar as mangas! Obrigada pela sua contribuição!!!