28 de julho de 2010

Etiqueta e Negócios

À mesa


Sinal vermelho:


Palitar dentes à mesa - o Ó ! Esqueça.

Desligue o celular - É falta de delicadeza privilegiar quem o chama em detrimento de quem partilha a refeição com você. Se precisar deixá-lo ligado, coloque em qualquer lugar, menos sobre a mesa.

Comer de forma acelerada - A comida é sempre um motivo usado por nós para estreitar laços comerciais e usufruir da companhia de amigos e familiares. Então, curta!

Discutir EM DETALHES negócios - Isso é discutido numa mesa de reunião e não na de refeição.

Ser enjoado pra comer - Essa é F... Tem gente que ainda acha chic dizer que não gosta disso ou daquilo. Uma total falta de traquejo social e de mentalidade paroquial. Abra seu paladar a novas experiências.

Ser insensível ao ritmo de pessoas a mesa - Nunca esqueça, o anfitrião inicia e encerra o jantar, não vá comer correndo, assim você força outras pessoas a terminarem antes de acabar.


Sinal Amarelo:


Refrigerantes à mesa - Não é muito correto, mas vá lá.  Só prometa que, numa situação de maior formalidade, ou num espaço gourmet, você trocará o refrigerante zaro por água.


Não aceitar o couvert - Acho que esta é uma boa tática para quem quer otimizar gastos à mesa ou tentar manter a dieta alimentar.

Sinal Verde:

Sinal verde para conhecer o novo - Gente educada tem boca educada.

Não ter pressa - Saiba partilhar uma mesa com outras pessoas e demonstrar seu apreço por isso.

Demonstrar vontade de colaborar - Mesmo que você tenha sido convidado, tão logo chegue a conta, ofereça-se para dividir as despesas. Caso o anfitrião insista em arcar com a despesa, aceite e agradeça.

O hábito faz o monge!

dicas de Célia Leão - consultora de etiqueta empresarial.

Nenhum comentário: