7 de outubro de 2009

Manga Rosa


Há mais de dez anos, outubro foi o mês escolhido para conscientizar e mobilizar a sociedade no combate à doença.
Diversos eventos em todo o mundo colorem as cidades de rosa, para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce.O câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres, estima-se que 12%, ou seja, uma em cada oito mulheres desenvolvem algum tipo da neoplasia.Só no Brasil, ocorrem aproximadamente 50.000 novos casos por ano.
...
câncer de mama não apresenta nenhum sintoma no início e a maioria dos nódulos não são palpáveis, sendo descoberto apenas pela mamografia ou ultrassonografia e sua malignidade só é confirmada por biópsia.
Por isso, não ignore qualquer diferença na mama - uma manchinha, uma pintinha, um carocinho, uma dor ou secreção - não deixe de fazer o auto-exame e principalmente: Faça mamografia! O ideal é fazer pelo menos uma entre 35 e 40 anos para comparação posterior, e a partir dos 40 anos, fazê-la a cada um ou dois anos, a critério médico.
Mulheres com menos de 35 anos, devem ficar atentas e fazer o auto-exame após cada menstruação. O Câncer de mama é uma doença curável. Atualmente a grande maioria dos carcinomas - em torno de 90% - são curáveis. Cura significa que a paciente, mesmo vivendo mais 40 anos após a cirurgia não morrerá deste câncer ou de suas metástases.
A causa do câncer de mama é desconhecida, qualquer mulher pode desenvolvê-lo. Apenas 5% dos casos, relacionam-se a hereditariedade, a grande maioria, portanto, está relacionada ao estilo de vida. A soma de fatores como – hormônios, vida sedentária, desvios alimentares, álcool e nicotina – possibilita o aparecimento de tumores. Faça sua parte! Conscientize-se! Por Fabiana & Carine, filhas de Regina (em tratamento).Fontes: Oncoguia, abc da saúde, Inca, mulher consciente, FEMAMA e os livros “Força na peruca” e “Por uma vida inteira”.

Nenhum comentário: