24 de outubro de 2009

Diferentes até no Stress




Eles - Em caso de stress agudo - Ser vítima de um asslto, por exemplo -, a testoterona, o homônio responsável pelas características masculinas, sobe. Isso aumenta a agressividade
Eles - Em caso de stress crônico - causado pelo desgaste do dia-a-dia - derruba os níveis do hormônio. O resultado é elevação da irritabilidade, impaciência, maior risco de depressão e queda da libido
Como reagem - Resolvem o problema com a razão. Se não puderem solucioná-lo no momento, acionam o sistema de fuga. Deixam de lado e conseguem relaxar.
Preferem não falar sobre o assunto.
O que estressa - Dificuldades financeiras e obstáculos no trabalho.
Elas - Há queda nos níveis de estrógeno, hor´mônio das características femininas. Por causa disso pode diminuir o ritmo de formação de células ósseas. Também deixa a mulher menos atraente aos olhos dos homens
Elas - Cai também a taxa de serotonina, substância envolvida em precessos cerebrais responsáveis pelo humor e controle da dor. As consequências podem ser irritabilidade, mas chance de depressão e maior vulnerabilidade a dor.
Como reagem - Tendem a considerrar os problemas mais estressantes do que realmente são.
A mistura com as emoções dificulta a tomada de uma decisão. Precisam falar e têm dificuldade para esquecer o problema. Mesmo tentando relaxar, não conseguem.
O que estressa - Morte de familiares e questões de saúde
Trégua aos Atritos - Atitudes que podem ser tomadas para diminuir o stress do outro e evitar mal entendidos.
A mulher deve deixar claro o que deseja. Se quer ajuda para lavar a louça, peça.
um homem jamais deve insinuar que a mulher está exagerando na avaliação do problema. Isso só vai irritá-la ainda mais.
Se ele escolhe ficar calado, não insista.
É bobagem ficar nervosa quando ele simplesmente não entende por que as mulheres não conseguem esquecer o problemae relaxar. De fato, ele não entende isso.
Quando um homem interrompe a descrição de uma situação, feita pela mulher, e rapidamente sugere o que fazer, isso não é sinal só de impaciência. Ele é capaz de processar logo, e racionalmente, uma solução.
A história da evolução também ajuda a explicar outra manifestações típicas . O homem não gosta de falar sobre o que o incomoda e quase sempre acha melhor ficar sozinho quando está estressado. Afinal, ao longo dos tempos, foi incentivado a ser independente, a não expressar sentimentos e a ter mais tempo para si. A mulher, ao contrário, precisa se expressar e buscar apoio com familiares ou amigos porque era dessa maneira - falando e formando uma rede de suporte com outras famílias - que fortalecia a rede de proteção em torno de seus filhos.

Nenhum comentário: