18 de agosto de 2009

Vida a Dois - Huuuuummmm!




Aceite que vocês dois não se entendem só com um olhar - Infelizmente, esse código - supostamente de efeito imediato - funciona mais como forma de corroer os relacionamentos do que como prova de empatia.
É importante captar o estado de humor de outra pessoa por suas expressões não verbais, mas, se o casal ficar apenas nisso, terá um tipo de comunicação infantil.
O modelo adulto de relacionamento significa fazer um esforço para verbalizar os sentimentos.
Normalmente, o que mais gera conflito não é o que foi verbalizado, mas o que não é falado e que se supõe que foi comunicado." Convém lembrar que comunicação verbal não é apenas falar mas também ouvir. isso é uma demonstração de acolhimento tanto quanto um abraço.
E quem quer ser ouvido deve ter em mente que verbalizar os próprios sentimentos não siginifica acusar o parceiro por eles. tentando provar que a "culpa" é dele. Procure falar sobre uma dor ou um problema na primeira pessoa explicitando como uma situação a afeta. Por exemplo: "Estou insegura, sinto dificuldade de donfiar em você" é um modo de convidar para o diálogo. Enquanto a frase "você sempre mente" é um chamado para a briga.
Acredita o psicanalista Gley P. Costa
O amor permite tornar suportável, e mesmo agradável, a arte do encontro enquanto desacordo - Vinicius de Moraes

Nenhum comentário: