23 de setembro de 2007

Petit Gateau, caricATURANDO A VIDA



“Se todos que falassem mal de mim soubessem o que eu penso sobre eles, falariam bem melhor”
Outro dia pedi a nossa chef Rejane Andrade que sugerisse um tema para o nosso VSE, ela me contou sobre sua participação num evento e então falou: “Caricatura da Vida”
Um tema tão amplo e ao mesmo tempo perigoso, delicado, já que não se sabe de fato com quem se vive, ou melhor, se seu desenho é real ou transformado diariamente numa caricatura.
A caricatura tem como objetivo exagerar, carregar as características da pessoa de uma forma humorística e, em algumas circunstâncias, acentuar gestos, vícios e hábitos particulares de cada “criatura” aqui da terra.
É, ainda, uma forma de desvendar as impressões que a índole e a alma deixaram na face da pessoa.
Você já se perguntou o que aquele colega de trabalho faz para se manter numa alegria absurda o dia inteiro? A vida do cara não tem altos e baixos, só alto, e você passa a se perguntar: “Será que além dos meus, carrego também os problemas daquele FDP?”.
Se investigarmos, encontraremos muita coisa por debaixo dos panos, ou melhor, caricaturadas na vida adulta. Uma infância cheia de nó… Foi a violência física e moral, a piadinha, a falta de carinho, o mimo em excesso, porque meu pai isso, minha mãe aquilo…E por aí vai. Uma adolescência pior ainda, com decepções amorosas mal resolvidas, gravidez precoce, desprezo ou proteção em demasia… Pronto! Encontraremos, então, algumas pessoas vivendo um tempo diferente da idade cronológica. Caricatura pura!
Aqui pra nós, tem uma caricatura que eu gostaria de destacar, a qual eu jugo a pior delas: A maliciosa, aquele tipo de gente que se diz “amigo” quando na verdade é um lobo. Investiga sua vida aqui e ali, usa seus amigos para saber o seu destino e liga para saber se você está falando a verdade. Com se não tivesse nenhum pobre bem guardado. Mas é de um talento para fingir que deixa a escola de tablado no chinelo. Tem caricatura pior?
Quando conhecemos alguém, também nos caricaturamos com a intenção de passar a melhor impressão para o outro. O visual é o primeiro passo. Sabe Fulano? Qual? Aquele que usa óculos e brinco? E por ai vai… É a cicrana do cabelo assim, da gargalhada… Do nariz… Da cara zangada…
E não confunda caricatura com charge, o que caracteriza um momento, necessariamente pode não estar exagerando em nada.
Seja lá qual for a sua caricatura, você ainda pode mudar de cartunista e sair do papel.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quem na vida já não quis se esconder??!!, usar uma máscara, ficar invisível, ser uma outra pessoa!!!!
Algumas… para se proteger, fugir, não sofrer!!
Outras…. ah !!! outras… para ferir, agredir, hostilizar, bisbilhotar…
Quando falei pra Cris sobre “caricaturas da Vida”pensei: Quantos de nós não nos vestimos com o que não somos..??!!! razões!!!??? Muitas, todas.. ou nenhuma…
Vou até mais além do comportamento….Quantos de nós não passamos a gostar de algo para agradar o outro!! Não passamos a usar “a moda” pensando no outro, por estar em alta nas grandes rodas!!!
Quantos de nós esquecemos de valorizar os gestos simples, mas belos!!! O sorrir com a alma, o abraçar com o corpo e espirilo, o beijar com o doce sabor de um bom dia!! O dar as mãos com a verdadeira inocência de uma criança!!!
Precisamos nos desnudar da máscara que nos faz mal, da máscara que nos mostra um mundo e uma gente cinzenta e opaca.
Lembre com freqüência!! Neste palco… você é o ator principal… se a história não está boa… apaga!! Escreve de novo!!! Não seja coadjuvante da sua vida!! NÃO SE PODE VIVR SEM ESSA!!!
Bjs Cris… você é um show ao vivo!!! Sem ensaios!!!

criSOLeide Silva disse...

Re,


Gosto muito dos seus comentários.
O blog cumpre um dos seus principais objetivos que é mexer com as pessoas e provocar mudanças.