29 de junho de 2010

Desabrigados

Olá, pessoal! 

Hoje passei a manhã inteira no Quartel do Derby ajudando a separar os donativos. É muuuuuuuito trabalho MESMO!

Por isso, gente, quem puder tirar um tempinho, uma manhã, uma tarde de um fds, já que a maioria trabalha e não tem tempo, passem lá. Tem poucos voluntários em relação a quantidade de donativos que estão chegando.

Graças a Deus as pessoas têm doado bastante coisa. É muito bom ver a generosidade brotar num momento tão triste. Só quem sabe, é quem passa. As doações não param de chegar.

Se puderem, divulguem que estão precisando de mais água. Água nunca será demais. Alguns amigos de Palmares não tomam banho desde a enchente. Não há água para consumo nas casas que resistiram. E água para beber é ouro! Em alguns pontos da cidade, nem os donativos chegaram ainda por causa do acesso difícil.

Como fiquei na parte de higiene e limpeza, percebi algumas coisas que eles estão precisando mais: desodorante (quase não tem), escovas de dente, buchas de prato, fraldas geriátricas, absorvente feminino, água sanitária, sabão em pó, sabão em pedra (nesta ordem). Sabonente e papel higienico tem bastante. Podem continuar doando isso tb, claro. Mas, se puderem, dêem prioridade a esses itens que falei.

A quantidade de voluntários é muito pequena, gente. Pra vocês terem uma idéia, não tem nem mais onde colocar tanta roupa e calçados, e quando chove, a situação fica caótica. E não tem voluntários suficientes para fazer a triagem das roupas. Além disso, os caminhões estam priorizando água e alimento, e depois higiene e limpeza, porque tem mais urgência. Os caminhões só levam um tipo de coisa por vez. E cada viagem de caminhão que vai com roupas, é um a menos de água e comida.

As roupas estão viajando sem ser separadas. Do jeito que a doação chega lá, eles estão jogando no caminhão e levando para o interior. Por aí vocês tiram. Mas isso é porque não tem gente suficiente para trabalhar na triagem.

Outra coisa importantíssima!

Primeiro:o que não serve para mim, não serve para o outro.

Segundo: o centro de arrecadação de donativos não é lixeiro.

Encontramos de tudo o que vocês imaginarem lá: roupas rasgadas, sapatos com solas rachadas, bolsas quebradas, roupas SUJAS (é o que mais tem lá. E isso é porque tá todo mundo sabendo que muitas cidades que receberão estes objetos não tem água nem pra beber! Imagina lavar roupas!), brincos velhos e enferrujados, refil de estojo de barbear (sem o aparelho), graxa de sapato (que utilidade terá?), frascos de desodorantes VAZIOS (no mínimo cruel fazer isso. Ninguém merece!), Shampoos já usados, refil de protetor solar, creme de hidratação profunda para cabelo, gaze de curativo aberta (que nem serve mais. Se abrir, tem que usar na hora), rolo de esparadrapo VAZIO, fraldas descartáveis e escovas de dente USADAS (essa foi o fim da picada!).

Teve gente que resolveu fazer uma faxina na casa e começou a juntar um monte de coisa velha e colocar num saco pra dizer que é doação. Ou então, quer "renovar o guarda-roupas e tirou as coisas velhas, que não servem mais, para dar espaço para as novas" (frase de uma antiga professora de Portugues que eu tive, justamente criticando esse tipo de atitude). Isso sem contar com objetos doados que não terão utilidade urgente para aquelas pessoas.

Conheço algumas pessoas que foram lá em Palmares e Barreiros, e disseram que é uma cena de guerra. É a visão do inferno mesmo. Tudo destruído. A cidade só fede. As casas fedem. Tudo está sujo e impregnado pela lama e em algumas cidades (como Palmares) não tem água para lavar nada. Logo, vai continuar sujo até chegar água (e pelo que as pessoas comentam e o que a gente acompanha na imprensa, isso vai demorar).

Vi alguns televisores lá, livros. Se você quer doar um televisor, aconselho você procurar algum conhecido e dar para ele, ou pessoalmente ou arrumar alguém que leve... enfim. Imagina a confusão que vai gerar se milhares de pessoas perderam seus televisores, e um militar vai doar pra alguém. Que critério ele vai usar para dar uma Tv a A e não dar a B? Imagina a confusão que isso vai gerar.

Então, pessoal, bom senso na hora de saber o que doar, ver se o que estamos doando realmente servirá para quem vai receber, se está em perfeitas condições de uso imediato. Sejamos razoáveis, ok?

Tá aí o recado. Quem puder, tiver um tempinho, nem que seja uma vez na semana, procure estes postos de arrecadação para ser voluntários. Eles estão precisando muito. Eu sei que sabemos que nosso governo (federal, estadual, municipal) está despreparado para lidar com essas situações. Sabemos que eles são os responsáveis por esta tragédia. E agora não sabem nem por onde começar! Não tem estrutura, organização, nada. A escavadeira tá tirando o lixo das ruas de Palmares e colocando na beira da BR 101, aquele monte de entulho. Se der outra chuvada, vai espalhar o lixo na estrada, né? Mas aquelas pessoas não podem esperar e precisam da nossa ajuda. Tem gente que tá trabalhando sem parar desde a enchente. Se cada um contribuir com um pouquinho, num instante a gente termina.

POR Rebeca Polari


28 de junho de 2010

Aprecie a viagem: não há bilhete de volta!

Recebi esse texto hoje, e muito mais do que juventude, peço sempre a DEUS sabedoria.  Principalmente para saber com o que e quem estou gastando meu tempo. 



Por - George Carlin

Você sabia que a única época da nossa vida em que gostamos de ficar velhos é quando somos crianças?

Se VOCÊ tem menos de 10 anos, VOCÊ está tão excitado sobre envelhecer que pensa em frações.

Quantos anos Você tem? Tenho quatro e meio! Você nunca terá trinta e seis e meio. Você tem quatro e meio, indo para cinco! Este é o lance!


Quando VOCÊ chega à adolescência, ninguém mais o segura.

VOCÊ pula para um número próximo, ou mesmo alguns à frente.

Qual é sua idade?

Eu vou fazer 16!

Você pode ter 13, mas (tá ligado?) vai fazer 16!



E aí chega o maior dia da sua vida! Você completa 21!

Até as palavras soam como uma cerimônia: VOCÊ ESTÁ FAZENDO 20 e Uhuuuuuuu!

Mas então VOCÊ se torna 30. Ooooh, que aconteceu agora?

Isso faz VOCÊ soar como leite estragado! Êle se tornou azedo; tivemos que jogá-lo fora.

Não tem mais graça agora, VOCÊ é apenas um bolo azedo.

O que está errado?

O que mudou?



VOCÊ COMPLETA 21, VOCÊ SE TORNA 30, aí VOCÊ está EMPURRANDO 40...

Putz! Pise no freio, tudo está derrapando!

Antes que se dê conta, VOCÊ CHEGA aos 50 e seus sonhos se foram.

Mas, espere!

Você ALCANÇA os 60.

VOCÊ nem achava que poderia!


Assim, VOCÊ COMPLETA 21, VOCÊ SE TORNA 30, VOCÊ EMPURRA os 40, VOCÊ CHEGA aos 50 e ALCANÇA os 60. Você pegou tanto embalo que BATE nos 70!

Depois disso, a coisa é na base do dia-a-dia; Estarei BATENDO aí na 4ª. feira!

Você entra nos seus 80 e cada dia é um ciclo completo;

VOCÊ bate no lanche, a tarde se torna 4:30;

VOCÊ alcança o horário de ir para a cama. E não termina aqui.



Entrado nos 90, VOCÊ começa a dar marcha à ré; Eu TINHA exatos 92.
Aí acontece uma coisa estranha. Se VOCÊ passa dos 100, VOCÊ se torna criança pequena outra vez. 'Eu tenho 100 e meio!'
Que todos Vocês cheguem a um saudável 100 e meio!!

25 de junho de 2010

São João, São João




Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.

Essa é uma música de foi bem a cara dos meus dias de festa junina.  Passei dois dias interios em Belo Jardim, para ser mais precisa, em Taboquinha no Rancho de uma amiga.  Amei!

Quando recebi o convite aceitei de cara, estava querendo mesmo sair da cidade e rodar o interior, ainda estou.  Agora mesmo estou em Surubim, amanhã vou para Santa Cruz e Toritama. Bem, voltando as festa juninas, a deste ano foi num lugar lindo, uma paisagem deslubrante, um frio de doer, fogueira, milho assado, pé de moleque, canjiga, pamonha, bolos deliciosos, queijo na brasa.... O melhor, gente amiga e novas amizades, boa conversa e tudo que faz uma noite junina ter um sentido especial.

Na manhã do dia 24, eu fui a única de acordei 5h da manhã, fui fotografar a natureza, as verduras e frutas, as flores, o amanhecer e o açude que me esperava para um passeio de bote mais tarde.

Lu, obrigada pelo convite um beijão pra você amiga. Posto as fotos logo em breve.


15 de junho de 2010

Estamos de olho

Começou. Agora sim a copa começou.


Eu entendo tudo de jogo, tanto que minha parte durante os jogos é fazer pipoca, tocar bubuzela, guguzelas e tirar onda.

Aos quinze minutos de jogo, por exemplo, fui tomar banho, de lá ouvia todas as bubuzelas dos vizinhos, meu celular tocando... Minha sobrinha de 4 aninhos chamando minha irmã para fazer a tarefa (pode?).

Hoje foi dia de resolver tudo relâmpago, circulei desde Abreu e Lima, até Boa viagem. Estamos todos pulsando num só ritmo, homens e mulheres, pobres e rico... O desejo de ganhar e de sermos os melhores gigante e igual para todos nós.
Eu fico olhando a cara do Dunga, tenso, querendo que tudo dê certo, fico aqui ouvindo meu pai falar que Kaká está uma cáca...
Galvão diz: Passamos dos trinta e cinco minutos de jogo...

Agora eu não quero lembrar de nada de ruim que tem no nosso país, agora é hora de esquecer, agora é hora de TORCER.

13 de junho de 2010

Fluir com Amor


Texto de Rúbia Dantés

Depois de tantas buscas... encontros e desencontros, aprendi mais um pouco a fluir com a vida, sem resistir tanto, nem tentar controlar tanto as coisas...
Se eu tivesse aprendido isso seria tudo... porque tudo que a Vida nos pede é para fluir com ela...
No início era assim... um fluxo contínuo.... um pulsar natural como o ritmo do coração que vibra o Amor Maior...
Um mar de energia borbulhante... de Plenitude...
Depois... nos esquecemos que podíamos confiar no Grande Mistério e que tudo nos chegava assim... naturalmente, momento a momento, na medida do necessário... nem mais... nem menos.

E aos poucos fomos aprendendo a querer controlar as coisas... guardando experiências... e isso já nos tirou do fluxo do eterno presente, pois... se tentamos repetir no presente o que deu certo no passado, já estamos vivendo de memórias... já estamos vivendo de passado e impedindo que o único tempo que existe nos ofereça sua riqueza infinita.
E assim fomos criando histórias e acreditando nelas... e repetindo infinitas vezes as mesmas coisas...
Nos acostumamos a acreditar que o poder estava fora de nós... Nos esquecemos do nosso maior poder que é a possibilidade da conexão direta com o Sagrado que habita silencioso no profundo de cada um...
Tínhamos tudo e não tínhamos nada... porque preferíamos acreditar no que vinha de fora do no que temos dentro... E assim... pouco a pouco fomos sendo controlados por muitas coisas... Coisas que nos faziam crer, dar total segurança... e por ilusão ou cegueira coletiva íamos seguindo... e seguindo... seguindo tudo que nos mandavam seguir... Menos o nosso coração... que em nenhum momento dessa longa história parou de pulsar nos chamando para o caminho...
Tum... Tum... Tum... Pulsar...

Alguns começaram a escutar esse chamado e a ter coragem de seguir esses caminhos, contra tudo e contra todos... outros e mais outros foram chegando... e mais e mais... até que um dia, começamos a fluir de novo com a Vida... por momentos raros... ou nem tanto... mas que já nos dão um gostinho do que é desfrutar daquilo que é nosso por direito Divino.
Fluir com a Vida momento a momento e receber o presente não requer esforço... mas requer Entrega... e Fé...
E é aí... nesse tempo maravilhoso de reconexão, que nos encontramos... um tempo único... um tempo mágico onde possibilidades se oferecem a quem tem coragem de experimentar... a quem acredita que merece todas as coisas boas...

É nesse tempo que estamos... um tempo de conflitos... de caos... de mudanças profundas... mas de riqueza infinita.

Será que vamos nos acomodar na posição de vítimas ou vamos nos abrir para aproveitar todas as oportunidades que esse tempo nos oferece... Será que vamos continuar como "seguidores" ou vamos nos arriscar a conhecer a nossa maior força...

Até hoje fomos muito guiados pelo medo...

Agora é hora fluir com o Amor...

Petisco de Palmito

Gente, encontrei num blog delicioso, http://www.tempoparavoce.blogspot.com/ cheio de comidinhas simples, lindas e deliciosas, tudo do jeito que eu gosto.
Hummm!  Com essa chuva toda que está caindo hoje, dá um prato cheio de criatividade.

Adoro chuva, desde de pequena sempre gostei de ficar olhando a chuva cair, o vento frio no rosto... A chuva é mágica, inclusive não é problema algum sair em dias chuvosos, eu até prefiro, as pessoas ficam mais calmas, o mundo gira com mais poesia e uma boa música pode sim virar uma trilha sonora.

Hoje fui a praia com chuva e tudo, primeiro porque a praia fica deserta, adooooro a praia só pra mim, segundo que tomar banho de chuva na praia é mara, ainda me arrisquei entrar no mar, mas sai rapidinho porque morro de medo de caravelas, a trilha sonora foi The Cranberries. 

6 de junho de 2010

Acerta o passo, amor!





:: Rosana Braga ::


Saí para caminhar num parque perto de casa, numa linda manhã de sol. Em silêncio, atenta à minha própria respiração, era inevitável observar as tantas pessoas que iam e vinham. O dia e aquele lugar estavam encantadoramente sintonizados.

Algumas pessoas andavam sozinhas, outras com seus pares. Avós brincavam com seus netos, mães e pais com seus filhos. Amigos confidenciavam as novidades entre si e riam de seus causos. Muitas vidas. Diferentes sonhos. Incontáveis sentimentos.



Cada um anda no seu ritmo, pensei numa fração de segundo. Tal reflexão foi decorrente de uma cena específica: já havia notado, bem próximo de mim, um casal caminhando a passos largos, como quem quer abandonar a vida sedentária e ganhar em boa forma e saúde.


Tanto ele quanto ela eram jovens, bonitos e visivelmente comprometidos, devido à aliança que ocupava o dedo anelar da mão esquerda de ambos. Depois de alguns bons metros, ela foi ficando para trás, mas distraída com tantas paisagens, sons e movimentos, nem percebeu.


Talvez eu achasse que nem ele tivesse percebido, não fossem suas recorrentes olhadinhas para trás, a fim de monitorar a distância que os separava. De repente, como quem não quer diminuir a velocidade, mas também não quer perder de vista sua companheira, ele gritou (num tom imperativo e, ao mesmo tempo, cheio de ternura): acerta o passo, amor!.


Surpreendida pela própria situação, ela se assustou e imediatamente sorriu, dando alguns pulinhos até alcançá-lo. Neste momento, numa atitude sincronizada e cheia de significados, os dois se deram as mãos e continuaram a caminhada em silêncio.



Cruzei com eles mais duas vezes e lá estavam, sintonizados, de mãos dadas, provando que basta um tantinho de atenção e disponibilidade para que duas pessoas caminhem lado a lado, rumo a um único objetivo, em última instância: continuarem juntas, cada qual incentivando a outra quando – por qualquer razão – seu ritmo diminuir!

Mas, infelizmente, a maioria dos casais anda distraída demais para se dar conta de que o outro está muito adiante ou de que ficou para trás. Falta atenção de um e disponibilidade do outro. Esquecem de darem-se as mãos e a sintonia vai desaparecendo em meio à rotina cansativa e morna do dia-a-dia.

Sempre penso que não importa qual seja o objetivo, um encontro só pode ser bom quando há sintonia, quando os ritmos estão afinados. Porque quando o desejo de um é diferente do desejo do outro, chegará o tempo em que as insatisfações serão cada vez maiores.

Seria o mesmo que dizer que não acredito em quem aposta na possibilidade de amar pelos dois numa relação. Creio que relacionamentos sejam feitos de reciprocidade e troca. Não se trata de contabilizar, mas de cada um fazer a sua parte.


Também não se trata de submeter os sentimentos a uma avaliação racional, mas de perceber que dois corações não podem se enxergar quando um corre na frente e o outro corre atrás.

Portanto, se realmente quer estar com uma pessoa, minha sugestão é que você note onde ela está: à sua frente, atrás de você ou ao seu lado? Se a sua resposta não for a terceira opção, trate de acertar o passo, amor!

5 de junho de 2010

Relacionamento - Drauzio Varela


Postei esse texto a um tempo atrás, acho fundamental relembra-lo no mês dos namorados.
Algumas pessoas mantêm relações para se sentirem integradas na sociedade, para provarem a si mesmas que são capazes de ser amadas, para evitar a solidão, por dinheiro ou por preguiça.

Uma relação tem que servir para você se sentir 100% à vontade com outra pessoa; à vontade para concordar com ela e discordar dela, para ter sexo sem não-me-toques ou para cair no sono logo após o jantar, pregado.

Uma relação tem que servir para você ter com quem ir ao cinema de mãos dadas, para ter alguém que instale o som novo enquanto você prepara uma omelete, para ter alguém com quem viajar para um país distante, para ter alguém com quem ficar em silêncio sem que nenhum dos dois se incomode com isso.

Uma relação tem que servir para, às vezes, estimular você a se produzir, e, quase sempre, estimular você a ser do jeito que é, de cara lavada e bonita a seu modo.

Uma relação tem que servir para um e outro se sentirem amparados nas suas inquietações, para ensinar a confiar, a respeitar as diferenças que há entre as pessoas, e deve servir para fazer os dois se divertirem demais, mesmo em casa, principalmente em casa.

Uma relação tem que servir para cobrir as despesas um do outro num momento de aperto, e cobrir as dores um do outro num momento de melancolia, e cobrirem o corpo um do outro quando o cobertor cair.

Uma relação tem que servir para um acompanhar o outro no médico, para um perdoar as fraquezas do outro, para um abrir a garrafa de vinho e para o outro abrir o jogo, e para os dois abrirem-se para o mundo, cientes de que o mundo não se resume aos dois.

A dupla do sábado


Vamos a la praia, ô ô ô!

4 de junho de 2010

Plante, Cultive, Preserve



Preservar o encantamento.
Cultivar o encontro.
Reciclar o afeto.
Abraçar, com pequenos gestos apaixonados, a causa do amor a dois, renovando, com alegria e leveza, o prazer da convivência, compartilhando o desejo que cada um tem de amar e ser amado.

Opostos oi iguais, nascemos para conviver e encantar um ao outro.
Renove a surpresa.
Preserve o frio na barriga, reciclando no dia a dia o melhor do amor a dois.

Abrace a causa do amor.

A vida é curta. Curta!

Só love, Só love

O Site http://www.personare.com.br/, tem vários interativos que podem dá uma dica ou uma pista de como conhecer seu par.  Não existe fórmula para nada nesta vida, mas não custa nada dá uma olhadinha.


O que lhe Motiva num Relacionamento Amoroso?

2 de junho de 2010

Comidinhas para seu Amor


Se você deseja surpreender seu par nesse Dia dos Namorados, aceite esta proposta: curta o seu amor longe das filas e lugares lotados. O que acha da ideia de um jantar afrodisíaco? Adoooooooro!

Se não souber cozinhar, leve pronto. O mais importante você já tem, que é o seu amor.

Os alimentos afrodisíacos são discutidos há milênios. Afrodite, a deusa do amor pelos gregos, emergiu do oceano em uma concha. Onde os seus pés tocavam, nascia uma planta, e a primeira delas foi a romã, considerada afrodisíaca até os dias de hoje. Outros alimentos que se aplicam a esta lenda são os morangos, pêssegos e a própria maçã, fruto da tentação! A uva é associada ao prazer, à fertilidade e ao Deus Dionísio ou Baco, daí a origem da palavra "bacanal".

Os frutos do mar são campeões afrodisíacos, em especial as ostras, vieiras e mexilhões, pelo alto teor de zinco. Segundo consta, a ostra aumenta a produção de testosterona. Casanova era fã de ostras, todas as manhãs comia uma bela quantidade.

Outro grande poderoso alimento é o chocolate, queridinho da população feminina - mas não somente por ela. Há quem diga que Don Juan e alguns reis da história se estimulavam com um bom chocolate quente!


Sugestão de cardápio


"Pout pourri de frutas secas com castanhas" - misture e coloque em taças transparentes: castanha do pará, uva passa preta e branca, damasco picado e amendoim.

Para beber, o famoso "Sex on the beach" - coloque num copo vodca (cerca de 1 xícara de café), suco de laranja e groselha (coloque delicadamente para formar tons diferentes no copo). Faça numa taça comprida e charmosa.

Outra ideia é servir um belo champagne com um morango dentro da taça. Ou escolha um bom vinho tinto. Acompanhe com água ou água gasosa.

Para quem não quer ou não pode consumir bebidas alcoólicas, sugiro uma falsa sangria: suco de uva com uma pitada de canela e uma colher de sopa de maçã bem picadinha.

Para a entrada: Ninho de salada - coloque alface americana picadinha, formando um círculo. Coloque tomates cerejas partidos ao meio, palmitos e 2 belos camarões grandes (ferva até ficarem cozidos). Tempere na hora de servir com azeite, sal e limão. Monte em pratos individuais.

Prato principal: Espaguete caliente - coloque na água fervente com sal não precisa do óleo) macarrão talharini. Enquanto o macarrão cozinha, doure na manteiga uma rodela de gengibre picadinho, um pedaço de pimenta dedo de moça (bem pouquinho), cheiro verde picadinho (cerca de duas colheres de sopa). Aacrescente champignon picadinho, azeitonas pretas picadas e misture o macarrão. Coloque um fio de azeite, ajuste o sal se necessário. Sirva quente, decorado com 1 pimenta dedo de moça inteira.

Sobremesa: morangos com chantilly ou mousse de chocolate - bata o chantilly ou compre pronto. Lave bem os morangos e coloque em taças. Para a mousse, derreta 180 g de chocolate meio amargo (coloque no microondas e vá vendo o tempo ou em banho-maria, mas tome muito cuidado para não ir água no chocolate). Quando frio, acrescente 1 caixinha de creme de leite sem o soro. Bata quatro claras em neve, depois coloque quatro colheres de sopa de açúcar e bata um pouco mais. Misture tudo e sirva gelado.

Sugiro que depois deste cardápio, namorem muito e gastem as calorias!

Para a decoração, use rosas vermelhas, bandejas de frutas e velas flutuantes. Arrume uma bela mesa e coloque uma boa música romântica ao fundo.Bom divertimento!

1 de junho de 2010

Amar Não Custa Caro - JP Cuenca


Achei um artigo bem interessante para abrir o mês dos namorados, vou dedicar as postagens desse mês ao AMOR. 
Click no texto para ampliar e boa leitura.